Blog do Multiuso

Há três anos fazendo de tudo um pouco

Testado e Aprovado: Conserte equipamentos “assando” as placas eletrônicas!

Fala galera, tudo na maior tranquilidade?

Pois é, o título deste post não foi uma piada, eu mesmo fiz e constatei que funciona, por isso resolvi compartilhar a técnica aqui no blog.

1346716079_433640546_1-MonitorTv-Philips-Lcd-236-Hd-1080p-BotafogoTudo começou quando meu monitor de 21,5″ LCD da Philips começou a apresentar um defeito que achei que fosse na tela. Após um tempo ligado, alguns pixels na tela ficavam verdes, principalmente em áreas escuras, como sombras em filmes e jogos. Até aí tudo bem, era algo incômodo porém após desligar o monitor por uns minutos o problema passava. Só que depois voltava.

À princípio eu achei que o defeito fosse na placa de vídeo, testei meu PC em outro monitor e estava tudo certo, portanto constatei que o defeito estava mesmo no monitor.

O problema começou a evoluir ao ponto que ficou impossível trabalhar com o computador, dava apenas pra navegar na internet e fazer uma coisa ou outra. Até que o defeito atingiu a situação de inverter algumas cores na tela, foi quando eu pensei “agora morreu mesmo, vou ter que trocar”.

Mas como este é o blog do multiuso, antes de descartar o monitor antigo e comprar um novo resolvi tentar consertá-lo.

Desmontei o monitor e removi duas placas principais, uma de potência, que converte a energia vinda da tomada em extra baixa tensão e outra controladora, que possuía o “processador” do monitor.

Olhei tudo, aparentemente não havia nada estragado. Mexi com os cabos de interconexão mas também não era mal contato. E nada do monitor funcionar.

A minha última esperança foi usar uma técnica muito conhecida em placas de vídeo: ASSAR A PLACA! E pra minha surpresa, DEU CERTO!

IMG_0261

Após constatar que o defeito provavelmente estava nas placas, eu preaqueci um forno elétrico (pode ser a gás também) a 150 ºC por uns 15 minutos.

Retirei a fiação da placa e procurei deixá-la o mais “pelada” possível. Coloquei a mesma dentro de uma forma de alumínio e deixei dentro do forno por mais uns 15 minutos.

Retirei a placa do forno, esperei esfriar e fiz as ligações a fim de teste, e o monitor foi recuperado com sucesso!

Aparentemente o sucesso disso tenha sido as famosas soldas frias, que nada mais são do que soldas malfeitas, quebradas ou com mal contato. Ao aquecer os componentes, o estanho dilata e refaz os contatos perdidos.

Então fica aí a dica, testada e aprovada, se você tem algum equipamento eletrônico que parou de funcionar misteriosamente ou apresenta defeitos, asse as placas😀

2 Respostas para “Testado e Aprovado: Conserte equipamentos “assando” as placas eletrônicas!

  1. nivaldo jose da silva 31/05/2014 às 09:10

    uero colocar outro interruptor no quarto sem sair da cama como faço?

  2. Otavio 12/10/2014 às 10:27

    Faz sentido; porém, cada vez mais estaremos acrescentando o já famoso JB em tudo.
    abraços.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: