Blog do Multiuso

Há três anos fazendo de tudo um pouco

Vai reformar sua cozinha? Veja algumas dicas:

Antes de trocar o revestimento, verifique com cuidado onde ficarão os pontos de luz e água na cozinha.

O projeto da cozinha, não raro desenvolvido por empresa especializada, requer atenção especial com os pontos de elétrica e hidráulica. Eles devem ser planejados e marcados antes da colocação de qualquer revestimento.

A definição dos equipamentos que serão usados é de suma importância:

  • O fogão tem quantas bocas? É embutido ou de piso?
  • Haverá máquina de lavar pratos? De qual modelo: grande ou pequena?
  • A cuba será dupla ou simples?
  • Etc.

Uma vez escolhidos os equipamentos, analise o manual do fabricante. Faça isso antes da compra.

Primeiro, verifique a informação volumétrica, tal como as dimensões da peça e o espaçamento livre necessário à sua volta. Assim você poderá avaliar se esse equipamento será compatível com o espaço no qual se pretende colocá-lo.

Comprar o equipamento dos sonhos pode ser um estorvo se este for grande demais a ponto de dificultar a abertura de uma porta ou exigir uma escada a cada uso.

Passada essa etapa, busque no manual as recomendações de instalação de cada item. Confira abaixo as dicas de instalações elétricas e hidráulicas:

Dicas de instalações elétricas:

Como deve ser a fiação a partir do quadro de luz? Existe uma relação da bitola do fio de acordo com a voltagem e a distância do equipamento do quadro de disjuntores.

Qual o local correto para a tomada? Não esqueça dos circuitos independentes e de usar o disjuntor DRdispositivo diferencial residual – para a segurança, e do DPS-dispositivo, de proteção contra surtos.

Localize tomadas para micro-ondas, forno elétrico e outros equipamentos que ficam fixos na bancada e alguns pontos extras para uso dos flutuantes, como liquidificadores, batedeiras etc. Preveja se pretende comprar uma máquina de café e lembre que filtro com água gelada necessita de tomada.

Dicas de instalações hidráulicas:

Verifique as alturas de entrada de água e saída do esgoto. Quando houver instalação de gás, ela deve estar de acordo com as Normas NBR 13932 e 13933.

Os pontos não devem coincidir com a altura da bancada e frontão acima dela. Caso algum ponto fique na divisão do armário, dá para contornar com um furo na madeira.
Fique atento aos novos plugues e tomadas.

Mais difícil de solucionar é a falta de uma tomada ou ponto de água e esgoto quando o revestimento já estiver pronto. Antes de iniciar essa etapa cheque tudo cautelosamente.

Um abraço e boa reforma🙂

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: