Blog do Multiuso

Há três anos fazendo de tudo um pouco

O que é e pra que serve um Banco de Dados?

Banco de Dados (também conhecido como BD, Database ou DB) é um programa de computador assim como também é o Windows, Excel, Word, Paint e vários outros.

Porém, os programas possuem características e uso específico.

Exemplo:

Microsoft Word – Editor de textos. Sua função é fornecer ao usuário ferramentas para criação e edição de textos, seja uma anotação básica ou um livro inteiro.

Microsoft Excel – Editor de planilhas. Esse programa é utilizado para a criação de planilhas de cálculos, tabelas, gráficos, fórmulas e funções matemáticas.

Então um Banco de Dados serve para gerenciar dados!

Atualmente os Bancos de Dados são chamados de relacionais, pois suas estruturas são formadas por tabelas e relacionamento entre as tabelas. Tanto um banco robusto como o Oracle ou um desktop como o Access adota este mesmo padrão, tornando assim fácil e possível a integração de dados entre bancos.

Abaixo temos algumas descrições de bancos de dados utilizados na atualidade:

Oracle

O Oracle é o principal banco de dados atualmente, sendo responsável pelo armazenamento de boa parte das informações das principais organizações ao redor do mundo.

Sua participação no mercado de banco de dados é bastante acentuada, principalmente em grande empresas e em conjunto com sistemas de médio e grande porte. O Oracle é muito robusto e exige bastante hardware para um boa performance.

Outro fator importante é o gerenciamento, onde são exigidos profissionais bastante capacitados para este fim.

Um ponto muito alto do banco de dados Oracle é a segurança, principalmente quando bem administrado. Segurança dos dados é um dos principais pontos a analisar no aspecto banco de dados e neste caso o Oracle tem a simpatia de muitas empresas e DBA’s.

SQL Server

O banco de dados SQL Server é basicamente o principal concorrente do Oracle e já esteve em situações piores da atual realidade. Tem como grande vantagem o fato de ser da Microsoft e se integrar nativamente com seus produtos e tecnologias, esse talvez seja o fator que o popularizou.

Atualmente o SQL Server conta também bom uma boa participação no mercado de web, fruto de um relacionamento mais estreito com as linguagens ASP e ASP.NET que lideram o mercado de médios e grandes projetos de internet.

MySQL

O MySQL é talvez o banco que mais evoluiu nos últimos tempos, passando de um banco frágil e pouco seguro a um banco no mínimo respeitável.

Ele conta ainda com uma importante vantagem competitiva pelo fato de ser um software livre. Dentre os bancos de dados open source como o postgree, firebird e outros o Mysql tem se destacado, principalmente para uso na web.

MS Access

O Access é um banco de dados da Microsoft para uso em desktops e não em servidores. Essa é a principal diferença dele em relação os demais bancos SGBD como o Oracle, SQL Server e MySQL, por exemplo. Contudo, ele tem sido muito usado em pequenas e médias empresas para armazenamento de dados em pequenas quantidades.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: