Blog do Multiuso

Há três anos fazendo de tudo um pouco

Não vire para o lado, você está sendo manipulado!

Esses dias eu estava lendo em um site de notícias na internet que a luta entre Anderson Silva x Chael Sonnen não será transmitida ao vivo pela rede Globo, que é a emissora detentora dos direitos de transmissão do UFC na TV aberta aqui de SP.

Eu tenho o hábito de sempre ler a notícia e também os comentários de outros leitores. Notei que havia um grande repúdio à emissora, onde os comentaristas sempre falavam de “manipulação” e “protestos”.

Eu entendo e até concordo com essa postura, porém acho impossível que qualquer investida contra o “sistema” venha a dar certo.

Digo isso porque nesses casos, a maioria sempre ganha, e nós que buscamos a qualidade, somos a minoria.

Por mais que algumas pessoas tenham o discernimento de que as potências da mídia em geral agem em prol da manipulação dos próprios interesses, a grande maioria das pessoas sequer liga pra isso.

E a mídia sabe muito bem que seus telespectadores usam a cabeça apenas para separar as orelhas.

É aquela conversa do lobo e dos cordeiros, enquanto a pessoa está de frente para um aparelho televisor acreditando em tudo que vê, os responsáveis pelas “notícias” e qualquer outro programa sabem muito bem puxar a sardinha para o lado que quiserem.

Um bom exemplo de manipulação nós encontramos no futebol. Eu sou meio suspeito pra falar disso, pois gosto muito de futebol, porém, eu gosto do esporte. O futebol não é mais tratado como esporte, e sim como negócio. Basta você olhar as transmissões da copa libertadores por exemplo: sempre são feitas após a novela. E por que? Porque tanto a novela quanto o futebol geram muita grana.

Se você olhar os uniformes dos jogadores, verá diversos patrocínios diferentes. É puro marketing. E marketing é grana.

Não estou aqui questionando a inteligência dos responsáveis pelo marketing desenfreado, pois eu acho admirável essa manobra apelativa e enganatória que eles conseguem imprimir sobre os menos instruídos, e por vezes até nos bem instruídos. Quando cito instruídos, não falo de diplomas de carreira acadêmica, e sim pessoas que buscam a verdade acima de tudo.

Também não quero formar a opinião do que é certo ou errado. Afinal de contas, o brasileiro é injustiçado desde o dia em que descobriram o Brasil. Muitas vezes ele só quer chegar em casa após um escravizante dia de trabalho e ligar seu televisor para se distrair, esquecer das cobranças impostas por todos ao redor.

O problema é que esse entretenimento por vezes acaba lhe prejudicando sem ele sequer perceber. Bom seria se o cidadão se preocupasse com a qualidade dos serviços públicos que lhe são oferecidos e em fiscalizar a politicagem local, ao invés de se incomodar com o cabelo da atriz da novela, ou se preocupar com o fulano que vai ficar com cicrano no fim do seriado.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: