Blog do Multiuso

Há três anos fazendo de tudo um pouco

O que é um CEO?

CEO é a sigla para Chief Executive Officer, que, em português, pode ser traduzido como executivo-chefe. O cargo é o mais alto a ser ocupado por um executivo de uma companhia, o responsável pelo gerenciamento de toda a organização.

O papel do executivo-chefe é o de, além de aplicar as decisões na prática, ser aquele que lidera as discussões, promove novas maneiras de pensar e que é o comunicador por excelência de uma organização. É também sua função trabalhar a relação com a imprensa e com tudo que envolva a companhia, mas aconteça fora dela.

O CEO, no entanto, não tem “passe livre” para fazer o que quiser. Ele executa as decisões, mas responde diretamente ao conjunto de diretores da empresa. Na maior parte das companhias, existe um diretor que supervisiona o trabalho do CEO, a quem o executivo normalmente se dirige preferencialmente.

A relação com a mesa diretora, com o mundo externo e até mesmo o número de CEO’s de uma mesma companhia é variável. Normalmente, o CEO trabalha diretamente com alguns subordinados:

  • CBDO (executivo-chefe de desenvolvimento de negócios),
  • CFO (executivo-chege de finanças),
  • COO (executivo-chefe de operações),
  • CMO (executivo-chefe de marketing),
  • CIO (executivo-chefe de informação),
  • CCO (executivo-chefe de comunicação),
  • CAE (executivo-chefe de auditoria),
  • CHRO (executivo-chefe de recursos humanos), entre outros.

Alguns CEO’s de empresas bastante conhecidas são: Mark Zuckerberg do Facebook, Tim Cook da Apple, Larry Page do Google e Steve Ballmer da Microsoft.

Algumas vezes, a função confunde-se com a de presidente. Em outros casos, o cargo de CEO cria uma separação. O presidente representa a empresa, enquanto o CEO põe a mão na massa, ou pelo menos é quem manda os outros colocarem.

CEO coordena o cotidiano de uma organização, a rotina de trabalho. Exatamente por isso, é a ele que são atribuídos os resultados da companhia, sejam bons ou ruins.

O cargo de CEO ainda é predominantemente masculino. Uma pesquisa divulgada pelo Fórum Econômico Mundial em março deste ano revelou que a média de mulheres que ocupam o cargo é de cerca de 5% no mundo. No Brasil, a porcentagem é um pouco maior, mas ainda muito baixa, de 11%.

fontes:

http://www.terra.com.br/noticias/tecnologia/infograficos/ceos/

http://economiaclara.wordpress.com/2010/08/03/quem-e-esse-tal-de-ceo/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: