Blog do Multiuso

Há três anos fazendo de tudo um pouco

O PROUNI e a burocracia para comprovação dos documentos

Bem meus caros, recentemente me inscrevi no prouni, aquele programa do governo que ajuda você, que fez enem no ano anterior à inscrição, a matricular-se em alguma universidade, seja ganhando bolsa de 50% ou integral.

Pois bem, passado o período de inscrição, consegui obter êxito e fui convocado a comprovar a minha documentação e do meu grupo familiar na universidade que escolhi.

Como não tenho o costume brasileiro de deixar pra última hora, logo no primeiro dia eu já compareci na universidade, levando a documentação solicitada no site do prouni, cujo link está aqui:

http://siteprouni.mec.gov.br/documentacao.html

Na ocasião, a atendente disse que estavam faltando alguns documentos, como comprovante de declaração do imposto de renda (se você entrar no site da receita federal, lá diz que quem for isento pode fazer declaração de próprio punho) e alguns outros.

Perguntei se poderia voltar no mesmo dia, e ela disse que não ia dar tempo, visto que o atendimento aos candidatos oriundos do prouni é das 08h às 14h, e já eram mais de 13:30h.

Na terça feira retornei à universidade, aguardei cerca de 40 min com a minha senha e fui atendido. Dessa vez, a outra atendente falou que ainda faltavam documentos (isso porque eu havia providenciado tudo que foi solicitado no dia anterior), inclusive coisas que não estão no site do prouni. Por exemplo, eu não recebo hora extra, então ela deveria aceitar meus últimos 3 contracheques, mas ela disse que teria que ser os seis. Também pediu pra levar a última folha da CTPS que estivesse em branco. Até aí tudo bem, agora o absurdo infundado: ela disse que minha CNH não serviria como RG! Apenas como CPF, e a da minha mãe também não serviria.

Posso até estar equivocado, e me retratarei se estiver; mas em qual lei esta universidade se baseou para sustentar isso? Peço ajuda aos leitores do meu blog, pois pesquisei sobre o assunto e não encontrei nada que diga que a CNH não serve como RG. Pura morosidade e burocracia infundada, visto que além das fotocópias, eu também levei toda a documentação original.

Hoje, quarta-feira eu fui lá bem cedo, cheguei por volta das 07:40hs, porém o segurança disse que por ser feriado em São Paulo não haveria atendimento – é eu me esqueci desse detalhe.

Então amigos, depois dessa maratona ainda não encerrada, chego à conclusão que fazem de tudo mesmo para você, estudante, desistir dos seus direitos e abrir mão, simplesmente para “venderem” sua vaga.

Faça valer seus direitos, desconfiem de tudo e de todos, não sejam ludibriados por qualquer um que venha falar o que pode ou não fazer. Só aceitem o que estiver dentro da lei, caso contrário lutem até o fim.

22 Respostas para “O PROUNI e a burocracia para comprovação dos documentos

  1. pablo samuel 25/01/2012 às 16:38

    Bom estou na mesma maratona , ja gastei mais de 200 reais em documentação de cartorio só falta me pedirem comprovação de ancestrais brasileiros ou indigenas

  2. Talita 01/03/2012 às 10:21

    Passei na segunda chamada, precisei levar originais e cópias do comprovante de residência de todos os membros da minha família, comprovante de isenção do imposto de renda, que pode ser obtido no site: http://www.receita.fazenda.gov.br/aplicacoes/atcta/cpf/consultapublica.asp (imprima a folha, o dígito verificador comprova a isenção), carteira de trabalho de todos, certidão de casamento dos pais, IPTU, além dos documentos que o Danilo postou aí, que estão no site do MEC. Só não precisei autenticar nada, ao contrário do amigo aí. Apesar da burocracia, fiquei muito feliz por conseguir a bolsa! Não deixe pra última hora, leve as cópias e os originais e vá com bastante paciência. Espero ter ajudado.

    • érica 02/03/2012 às 22:44

      pessoal para comprovar se todos os documentos batem com o que colocamos no enem eles olham a ficha de inscrição???????????

  3. Daniel 24/01/2014 às 02:58

    Caro irmãos de batalha, estamos em 2014 e a situação é a mesma. Imaginem que minha namorada declarou q mora com a mae e eles querem comprovante de residencia da mãe (normal) de minha namorada (normal, embora o prouni diga q basta um) e o absurdo querem o comprovante de residencia do pai q ela na ve a mais de 10 anos e nao sabe por onde ele anda

  4. Leila 25/01/2014 às 18:47

    A luta é grande. Não sabia que seria TÃO complicada essa batalha. Cheguei ao local a aproximadamente 15:00 , mas como estavam faltando documentos, não relatados no site, pedir a um familiar que levasse; mas por mais incrível que possa parecer, isso apos estar esperando algumas horas pelo atendimento, ainda faltavam documentos. Me senti revoltada. Cheguei a ver uma menina que tinha ido a faculdade nos três dias, e olhe só ainda lhe faltava alguns documentos. Pois é , cheguei lá de 15:00 e só sai as 20:00; e minha nossa ainda faltava e faltam documentos! “Da próxima levo teste de DNA, ou coisa parecida, quem sabe assim não param de duvidar e pedir mais documentação”.

  5. Fabio 25/01/2014 às 21:06

    a Cnh nao vale, porque nao consta o dígito do RG

  6. asc 19/02/2014 às 22:14

    governo maldito , td pra atrasar a vida da gente …..odeio politicos

  7. Felipe 09/07/2015 às 11:49

    é extremamente burocrático, quem burla o sistema com informações falsas, dificilmente são pegos…..pra ser honesto você paga caro, é como se eles quisessem que você desistisse.

  8. Fernando Leal 26/07/2015 às 20:51

    creio que eles dizem que não é aceitável a CNH como documento para substituir o RG, por que apenas no RG tem a data de expedição, talvez por isso não aceitaram.

  9. elionaldo leite de araújo 27/07/2015 às 13:19

    vi dezenas de pessoas desistirem por causa desta burocracia isso é brasil com B minúsculo mesmo.

  10. Ana 28/07/2015 às 11:57

    Levei todos os documentos que solicitaram no site da universidade e os que não solicitaram também.Tudo que podia comprovar minhas informações levei, para que não fosse preciso eu voltar e pegar os que faltavam,enfim…Deu certo.

  11. Carina 01/02/2016 às 18:10

    Realmente esse procedimento exige muita paciência. Ganhei uma bolsa integral esse ano para o curso que eu desejava e a faculdade é em outra cidade, quando soube do beneficio logo liguei na mesma para me informar sobre os documentos exigidos já que me disseram que eles pedem muito mais do que o site do MEC informa, e olha tive que voltar 3 vezes na faculdade que é a mais ou menos a uma hora que vinte minutos da minha casa, gastei cerca de 300 reais por conta de combustível e pedágio. Realmente como a colega disse a cima, só faltaram me pedir documento dos meus ancestrais, tive que reconhecer firma de muitas declarações, e o mais revoltante é que, na terceira vez que voltei fui somente para assinar papeis pois anteriormente o site do MEC estava fora do ar! Eles realmente fazem de tudo para você desistir, a prova do ENEM é estressante mais a comprovação da documentação é mais!

  12. Jéssica 02/02/2016 às 13:45

    Mesmo entregando os documentos corre o risco de não dar certo?

    • Daniella 16/02/2016 às 08:18

      Jéssica, todos os documentos são entregues e depois ainda passam por várias mãos até serem aceitos e a matrícula autorizada, pode ser sim que todos os documentos sejam entregues e ainda haja algo de errado pq elas ainda conferem se a renda é mesmo a colocada na inscrição.. etc. É bem burocrático sim, eu passei por isso esse ano; Consegui a vaga mas um
      atendente me informou errado algumas coisas e por sorte, consegui recuperar e levar tudo certinho depois que consultei outro atendente.. tem que ficar de olho e, realmente, senti como se isso fosse uma prova de resistência. É triste, e sei que muita gente já nem tenta mais levar a documentacao.. sobram muitas vagas para as chamadas posteriores.

  13. Luana 16/06/2016 às 10:32

    Liguei antes no setor do ProUni instalado na facul em que passei perguntando todos os documentos necessários e se eles pediam algo de diferente do que estava no site do ProUni a moça disse q não. Quando chego la a moça disse que eu teria q levar uma declaração reconhecida em cartório de que moro sozinha, no outro dia voltei lá com essa declaração e a moça ficou sendo irônica comigo dizendo que eu fazia milagre morando sozinha com aquela renda, me fez mil perguntas pq eu não morava com meus pais e etc e eu tive que expor todos meus problemas pq ela ficava com desconfiança besta, pq da mesma maneira que ela alegou ironicamente que eu faço milagre pra me sustentar ela deveria ter consciência de que eu precisava da bolsa justamente por isso é não ficar desmerecendo pq eu trabalho muito pra no fim nem ter condições de pagar uma faculdade integralmente, me matei dois dias no enem pra conseguir uma bolsa que eles não fazem a mínima questão de dar quando vc passa por mérito,isso é o Brasil o governo da mas a muito custo e constrangimento

  14. Jheniffer 04/07/2016 às 14:59

    O pior que ganhei Bolsa 100%, para começar agora no segundo semestre demorei para juntar todos os documentos e vou ter que levar tudo novamente porque todo ano a Universidade faz manutenção da bolsa Prouni, poxa é uma palhaçada isso.!

  15. Caroline 12/07/2016 às 09:39

    Fui pre-selecionada pelo prouni esse ano (2016) para uma bolsa integral no curso de arquitetura. Infelizmente fui desclassificada devido a falta de documentacao do meu pai, que é autonomo (nao tem carteira assinada, nao contribui com inss, nao tem movimentacao no banco, a renda dele varia muito pois depende das oportunidades de servico que aparecem). Enfim, a pessoa responsavel por receber a documentacao dos candidatos me disse que ele poderia fazer o documento DECORE, onde ele iria declarar uma media salarial e só seria necessario o carimbo autenticado pelo contador. Nao deu certo mesmo assim. A impressão que dá é que eles nao querem ter o trabalho de analisar seu caso a fundo…

    • Amanda Klein 14/07/2016 às 13:41

      Oi Caroline, eu manifestei interesse na lista de espera e dia 18/07/16 vou ter que levar minha documentação lá.Acontece que a minha mãe há 2 anos se desligou da empresa onde ela trabalhava e desde então tem trabalhado como diarista e tb nao declarou renda nesses dois ultimos anos visto que o salário dela é bem baixo. Mas aconteceu que semana passada eu a registrei no MEI, como diarista, pra que ela voltasse a contribuir. Liguei pra universidade e expliquei a minha situação e me disseram que era pra ela fazer uma declaração a punho explicando toda essa situação que expus e grampear junto os comprovantes do MEI. Estou torcendo para que de certo pois não temos como fazer o DECORE pois o contador precisaria de notas e comprovantes para autentica-lo e nós não temos isso.

    • Amanda 19/07/2016 às 09:34

      Caroline,eu estou passando pela mesma situação,minha ultima esperança era o DECORE, será que vc pode me dizer pq não deu certo ?

  16. derepentelinda 24/07/2016 às 07:27

    Gente eu passei no primeiro semestre de 2016 graças a Deus eu levei todos os doces que diziam no site até mesmo os que diz que eles podem a vir a pedir e n são obrigatórios,conclusao não fiquei devendo nenhum,o processo é bem demorado,eles olham tudo para ver se bate ,fazem mil e umas contas,ate extrato bancário dos últimos 6 meses eu levei,deu tudo certo agr estou no segundo semestre,sorte a todos ..

Deixe uma resposta

