Blog do Multiuso

Há três anos fazendo de tudo um pouco

Língua Portuguesa – Quatro formas de usar o PORQUÊ

Um belo dia você precisa digitar um texto ou escrever uma carta onde será preciso colocar uns “PORQUÊS”, mas qual colocar? Tudo junto com acento? Separado sem acento? E agora? Será que é tudo igual??

À primeira vista parece muito complicado e de difícil solução, mas vou colocar aqui uma forma bem simplificada do conceito. Repito – FORMA BEM SIMPLIFICADA, apenas para que você, na hora de usar, saiba qual se encaixará em seu texto de acordo com a norma culta.

Na língua portuguesa, existem quatro formas de usar o porquê:

Por que (separado SEM acento);

Por quê (separado COM acento);

Porque (tudo junto SEM acento);

Porquê (tudo junto COM acento).

Vamos lá:

  • POR QUE

Esse é utilizado no início ou meio da oração quando se trata de uma pergunta. Exemplos:

“Por que você não veio trabalhar hoje?”

“Você sabe por que o fulano deixou a porta aberta?”

  • POR QUÊ

Este também é utilizado em perguntas, mas sempre no final delas:

“Você não veio trabalhar hoje, poderia me dizer por quê?”

“Fulano deixou a porta aberta, você sabe por quê?”

  • PORQUE

Esse é utilizado em respostas:

“Não fui trabalhar porque estava com dor de cabeça.”

“Fulano deixou a porta aberta porque esqueceu as chaves no trabalho.”

  • PORQUÊ

Esse é um substantivo, portanto sempre virá precedido de artigo e tem valor de “o motivo”, “a razão”:

“Poderia me dizer o porquê de estar conversando durante minha aula?”

“O porquê de usar equipamentos de segurança é evitar acidentes.”

É isso aí, até a próxima.

8 Respostas para “Língua Portuguesa – Quatro formas de usar o PORQUÊ

  1. Cintia 03/08/2011 às 04:17

    “Poderia me dizer o porquê de estar conversando durante minha aula?”
    =Gerundismo

  2. Beijamim 01/10/2012 às 19:49

    Venha depressa, porque estamos precisando de você (Você veio é me ajudou muito!)
    Obrigado ^.^

  3. cassio 04/12/2012 às 19:03

    porcausa de voce tirei 0 em portugues fddp

  4. ALINE 19/08/2013 às 13:39

    continuo sem entender esses PORQUES!!!!

  5. anelise 21/08/2013 às 22:23

    você me ajudou muito!!!!!!!!!!!

  6. Samuel Andrade 31/05/2014 às 16:26

    Valeu VC me ajudo para a minha prova ..obrigadao

  7. José Francisco Ferreira 07/11/2016 às 09:28

    Por que as pessoas não se interessam por estudos?
    O porquê na verdade é porque estudar os porquês dá trabalho.
    Mas afirmo: isso é porque não há interesse.
    Depois de tudo isso, você ainda tirou zero em Português por quê?

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Bom dia a todos!

Deixe uma resposta

