Blog do Multiuso

Há três anos fazendo de tudo um pouco

Vamos Concursar um pouco?

Faltam apenas alguns dias para o concurso público da CPTM, e posso dizer que estou obcecado, coloquei na minha cabeça que vou gabaritar esse concurso.

vem que tremPor isso, venho estudando 16 horas por dia, assisto vídeo aulas, leio apostilas e livros, faço exercícios, e durmo com um fone de ouvido passando o áudio das aulas. Agora vou publicar algumas dicas aqui que tem dado certo comigo.

* Pense em um bom motivo para prestar o concurso. Qualquer motivo mesmo, seja pelo salário alto, pelos benefícios como várias folgas, ou mesmo para testar seus conhecimentos. Digo isso porque é mais interessante prestar concurso quando há um objetivo a ser alcançado. Prestar por prestar acaba ficando meio vazio, e você acaba ficando sem motivos para estudar.

* Procure aprender sempre na prática. A teoria é ótima para esquecimentos (aquela famosa e inconveniente frase “…já vi isso em algum lugar…”), agora a prática é fundamental para a fixação.
Por exemplo, supondo que você não saiba nada sobre cálculo de volume, o primeiro passo é aprender um pouco de teoria, descobrir como montar as fórmulas. Depois que você ver como monta uma fórmula, coloque em prática o que você aprendeu. Pegue aquele balde que tem na sua lavanderia, um barbante, papel, caneta e comece a calcular área, altura, volume, converta as grandezas de metro cúbico para litros e por aí vai. Faça isso com um copo, uma caneca, um vaso.

Aprenda na prática onde se aplica uma regra de três, equações de 2º grau, teorema de pitágoras em situações do cotidiano.
Chega uma hora que você nem precisa ler a fórmula em um papel, ela vai fazer parte do seu raciocínio.

* Você costuma esquecer fácil, ou sua memória não é tão fotográfica como desejaria? Simples, compre folhas sulfite A4, caneta hidrocor (as famosas canetinhas), fita adesiva (durex ou fita crepe) e faça desenhos das formas geométricas, escreva a fórmula junto e cole na parede do seu quarto (a parede do meu tá parecendo um álbum de figurinhas). Ou então pegue o batom de alguém (ou o seu mesmo) e escreva a fórmula de bhaskara no cantinho do espelho. Garanto que olhando pra elas todo dia, você acaba fixando – mas tem que praticar, senão nem adianta.

* Procure sempre assistir video aulas, principalmente sobre aquele conteúdo que você não domina, ou não consegue entender de jeito nenhum. O youtube tá carregado de video aula, das mais diversas matérias, é só pesquisar.

* Para ver se você realmente está aprendendo uma determinada matéria, procure baixar provas anteriores que tenham o mesmo conteúdo que você está estudando e pratique. É melhor pintar a dúvida na sua casa onde você pode esclarecê-la do que no dia da prova, onde você só vai levar fumo se der um branco.

* Procure fazer amigos, manter contato com concurseiros, trocar experiências, conhecimentos, pois alguém sempre vai ter uma boa dica pra lhe oferecer.

* Não seja egoísta, procure ensinar o que você aprendeu, pois além de ser uma ótima forma de praticar,  as vezes a pessoa que você está ensinando possui uma dúvida que nem você imaginava que poderia surgir. E tem outra coisa, você aprende mais quando está ensinando.
* De resto depende apenas do seu esforço. Apenas tenha em mente que, se você vai prestar concurso público apenas por prestar, vai ter sempre um “Capitão Nascimento”  que de 100 questões costuma errar 1 ou 2 no máximo. Isso é fato.

O google, youtube e o yahoo respostas  estão aí pra você usar e abusar. Pesquise mesmo, pergunte a alguém, procure esclarecer tudo para não ficar frustrado depois. No que eu puder ajudar, eu ajudo, mas não sou guru nem tenho bola de cristal. Se você não pergunta, eu não respondo.

Coloquei aqui alguns links úteis para dar uma pesquisada, mas lembre-se, o melhor site pra quem procura alguma coisa é o google – tem o bing para os microsoft lovers também.
http://forum.pciconcursos.com.br/

http://br.answers.yahoo.com/

http://www.vestibulandia.com.br/

http://www.somatematica.com.br/

http://www.soportugues.com.br/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: