Blog do Multiuso

Há três anos fazendo de tudo um pouco

Eletricidade Residencial – Como Instalar um Interruptor Intermediário

Olá pessoal, hoje vamos aprender a fazer a instalação de um interruptor intermediário.

Tal instalação destina-se a controlar uma lâmpada a partir de três ou mais pontos diferentes.

Vamos imaginar a necessidade de uma lâmpada no meio de um corredor, de forma que o usuário possa controlá-la no início, no meio e no final desse corredor. Para isso será necessário utilizar dois interruptores paralelos e um intermediário.

O interruptor intermediário também é conhecido como 4-way (four way), e sua ligação é baseada apenas em pares de retorno.

Em nosso exemplo, serão usados dois pares de retorno para ligar o interruptor intermediário, ou seja, quatro fios de retorno.

Dois retornos virão de um interruptor paralelo e outros dois retornos virão do outro interruptor paralelo.

É possível que, de acordo com a necessidade, o eletricista coloque não apenas três, mas quatro, cinco ou mais pontos de controle (interruptores) da lâmpada. A lógica de ligação será sempre a mesma, desde que sejam acrescentados outros interruptores do tipo INTERMEDIÁRIO.

A ligação do restante da instalação é a mesma para interruptores paralelos, onde em um será ligado o retorno da lâmpada e no outro será ligado o fio fase do circuito.

Abraços e até a próxima.

39 Respostas para “Eletricidade Residencial – Como Instalar um Interruptor Intermediário

  1. MARCOS 20/01/2011 às 06:26

    TÁ AÍ!
    UMA COISA BEM EXPLICADA!
    ESQUEMA PRATICO, DE FACIL ENTENDIMENTO!
    GOSTARIA DE VER POSTADO OU MANDADO PARA O MEU EMAIL, UM ESQUEMA ELETRICO RESIDENCIAL PARA SOBRADO!
    GRATO SE PUDER ME MANDAR!
    PARABENS PELO BLOG!
    MUITO INTERESSANTE!

    • FRANCISCO FILHO . 16/09/2012 às 00:36

      CARO AMIGO, VC ME AJUDOU MUITO. FICA AQUI A MINHA GRAT. É BOM SABER Q EXISTE NA REDE PESSOAS COM A SUA ENTELIGÊNCIA. LEMBRE-SE O IMPORTATE, NÃO É O Q VC SABE. MAS SIM O Q VC PODE FAZER PARA AJUDAR. UM APRENDIZ DE ELÉTRICA. ASSIM COMO EU E OUTROS MAIS. MUITO OBRIGADO.E PARABÊNS. SEU AMIGO: Fco Filho. 16.09.12 – 00:35

  2. guilherme 29/04/2011 às 23:55

    legal muito bem explicado

  3. taz_gatinho 12/05/2011 às 19:23

    quero saber como posso com um interroptor simples tenho duas lampadas e quero quando ascender uma apagar a outra e visse e versa aguardo a resposta

  4. ayram 08/06/2011 às 13:09

    gostei muito desas dica tirei dodas as minha duvidas

  5. henrique jordan 09/06/2011 às 21:16

    Pra mim que sou aluno de eletrotécnica,posso com toda certeza afirmar que essa explicação foi digna de um professor do instituto federal em que eu estudo…meus parabéns!!!

  6. Sergio Ivo Ribeiro 02/08/2011 às 16:34

    a explicação foi muito bem colocada, porém segui mais não deu certo. tenho uma série de oito lâmpadas distribuida em uma escada ( spot embutido nos degraus e arandelas) e três ponto de controles sendo o primeiro na entrada da sala (paralelo) na saída da sala (intermediário) e no fim da escada (paralelo) . quando aciono o intermediário funciona porem quando deligo os paralelos não funciona. tentei inverter os retorno de todas as formas e houve caso que os parallelos fucionavam mais o intermediário não. a imprensão que fica que só funciona o circuito quando o intermediário estiver acessado. fica a pergunta onde foi que eu errei?

  7. Felipe 27/10/2011 às 12:56

    Ola a todos .
    rigado .
    Sou no vo por aqui e desde de ja agradeco as resposta. ai vai a perguntar.
    Hoje fui testar o terra de casa com lampada 60w um fio na fase e outro no fio verde do terra.
    So que o disjuntor desligou isso e normal ? Ob

  8. paulo 25/01/2012 às 00:26

    ola, desculpe minha ignorancia em eletricidade, mas ficou uma curiosidade, o fio fase só é conectado no primeiro plugue? ele (o fio fase) nao deveria estar conectado em todos os plugues pelo meio?

    • antonio manoel dos santos neto 01/02/2012 às 21:49

      Olá paulo, o fio fase (meio do primeiro interruptor) vai estar ligado aos outros da seguinte forma, quando vc aciona o primeiro interruptor sua fase estará em um dos fios chamados de retorno, então ora o fio esquerdo ora o fio direito serão fases a medida que um dos outros interrupores sejam acionados.

  9. Geraldo Rodrigues Martins 05/02/2012 às 14:01

    Eu também gostei. bem detalhado e com ilustração.

    Mas olha só; tem eletricista por ai fazendo uma ligação paralela de outra maneira e isto é muito perigoso.

    Você pediu o mesmo que eu ia pedir; gostaria tambem de receber pelo email esse material.

    Também parabenizo pelo BLOG do nosso Irmão.

  10. Geraldo Rodrigues Martins 05/02/2012 às 14:14

    Eu Geraldo, parabenlzo pelo Blog.
    É muito importante ficar atento e tentar fazer com segurança e bem feito uma reparação elétrica.
    Existem pessoas que dizem saber fazer, mas não fazem como devem ser feito.
    Portanto, eletricidade não é brincadeira.
    As vezes, as pessoas por quererem economizar fios ou cabos, fazem-o de maneira não convincente, tornando se uma armadilha para si e para os outros.;

  11. walter 13/03/2012 às 21:58

    Sou empresário, tenho uma empresa de manutenção elétrica.
    Parabenizo, pela simplicidade e objetividade.
    Me manda um currículo rapaz.
    Walter – MDA
    id 652*14908

  12. samuel da cruz rabelo 30/03/2012 às 23:35

    gostaria de saber como fazer um sistema intermediario? pode me ajudar?

  13. samuel da cruz rabelo 30/03/2012 às 23:37

    gostaria de saber como montar um circuit intermediario.

  14. Diego Gomiero 28/04/2012 às 18:05

    Olá. Eu moro em uma casa alugada, e precisei trocar dois interruptores 3-way (em um esquema como esse descrito nesse post, ou seja, só não mexi no 4-way) que estavam com botões quebrados. Depois que realizei as trocas, criei uma dependência entre os interruptores, ou seja, para ligar a luz é necessária uma “combinação ideal” entre os 3 interruptores. A minha dúvida seria como consertar isso, devolvendo a independência entre os interruptores. Eu tenho uma chave de teste aqui em casa. Com ela, como eu posso identificar o que é retorno, o que é neutro, etc, para poder arrumar a confusão? Caso alguém prefira mandar algo por e-mail, é digomiero@hotmail.com

  15. janio 14/05/2012 às 11:47

    quero instalar um par de interruptor paralelo 3 teclas como faço ?

  16. antonio batista da silva 22/06/2012 às 07:47

    danilo gostei muito do esquema parabens

  17. Marcos Vergilio 24/06/2012 às 15:43

    Parabéns Danilo!!

    De forma clara e objetiva você consegue fazer com que um leigo nesse assunto entenda muito bem.

    Gostei de vários assuntos no seu blog, VALLEU!!!!
    Marcos – Araras/SP

  18. pedro 13/07/2012 às 20:39

    muito bom acendeu uma luz na minha cabeça

  19. Dorivaldo 23/07/2012 às 13:05

    Parabéns pela postagem, mto boa a explicação1

  20. luiz carlos dos santos 27/08/2012 às 22:42

    boa noite ,danilo… suas dicas foram de muita ajuda para eu, ….. consegui fazer um paralelo. muito obrigado , vlw

  21. Eloy Marcos 24/10/2012 às 20:24

    bELEZA dANILO, gOSTARIA DE SABER SE EXISTE UM INTERRUPTOR INTERMEDIARIO ONDE POSSA FAZER UMA LIGAÇÃO 220V, SEM MANDAR UMA FASE PARA O RECEPTACULO??
    oBRIGADO E VALEU.

  22. Alberto Briguet 07/11/2012 às 09:12

    Pessoal, isso não funciona. Pois o intermediário será o mandante se estiver acionado, os outros interruptores conseguem ligar e desligar a lampadas, porem se o intermediario estiver desligado, nenhum outro interruptor funcionará!

  23. Alberto Briguet 07/11/2012 às 09:21

    Quem quiser posso postar um esquema que funciona ! Abraços

  24. marcos 28/11/2012 às 21:37

    se ao inves de lidar o intermediario na vertical e sim na horizontal oq acontecera?

  25. kenedy amorim 17/12/2012 às 05:11

    bom dia cara amigos uma prazer enorme esta aqui faland sobre eltricidade permante…ideias seram dita e excutada,qando tem uma base de conhecimnto.

  26. ricardo inacio 17/01/2013 às 10:41

    gostaria de saber se tem como acender tres pontos de interruptores mas so com interruptores paralelos, nao usando interruptor intermediario grato

  27. ligaçao estrela e triangolo 30/01/2013 às 20:24

    gostei parebens

  28. `´Elson 06/02/2013 às 21:35

    Parabems..

  29. julio tavaresa 07/02/2013 às 14:56

    gostei das explicaçoes,muito bem postas e bem visiveis,gostaria de que me mandace um esquema de uma instalaçao eletrica de casa baixa por completo se for possivel,sem mais obrigado.julio—-meu email-shueker569@gmail.com

  30. marcos melin 18/02/2013 às 19:41

    parabens muito bem explicado

  31. Elias mello 29/03/2013 às 13:26

    Boooooaaaaaaaa!!!!!! assim ficou mais facil de entender o funcionamento do circuito. obrigado, aguardo mais novidades. Um abraço e fuuuiiiiiiii…

  32. Newton Costa 09/04/2013 às 05:23

    Olá colega estou na Itália, e tive a feliz oportunidade de usar o seu conhecimento para resolver problemas em rede paralela de uma casa em que estou morando agora, embora aqui tem algumas diferenças em critérios tecnológicos de implantaçao de rede, correu tudo muito bem… Meus parabens voce me ajudou mesmo. Newton Costa

  33. giovanni 26/06/2013 às 00:15

    ola boa noite eo esto studando de eletricista no senai
    ma sou 3 mese de curso muito poco eo vi suo esquema muito bom por favore manda uma postila de eletricista prediale e uma industriale obrigado desculpa o meo portuquese so italiano 2 anos que to nu brasil abraç0.

  34. Carlos Santana 17/07/2013 às 19:37

    Olá, sou eletricista residencial e digo: a finalidade do intermediário, é como se fosse uma caixa de passagem, só serve para ativar a função do triway, será obrigado apertar o intermediário em cada subida ou descida, ou então coloca somente o triway , sem intermediário…

  35. Marcos Vinicius 11/10/2013 às 21:24

    Eu preciso instalar dois interruptores paralelos duplo e um intermediario no meio,só que o problema é que tem que ser em 220V,e cada interruptor tem que acender e apagar a lampada de pontos diferentes independente de como estejam(por exemplo liguei em um e apaguei em outro).Se tiver como me explicar e postar um diagrama multifilar por favor,vai ser de grande ajuda!

  36. Itamar Souza 11/01/2014 às 16:32

    Bem explicado este esquema,qual a maneira para achar um curto,se possivel poderia fazer uma simulação,obrigado

Deixe uma resposta

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 25 outros seguidores

